Select Page

Psiquiatra ou psicólogo? Qual escolher? Muitos possuem essa dúvida a quem procurar quando percebe que está tendo problemas relacionados à saúde mental.  E com o post de hoje você pode conhecer as principais diferenças desses dois profissionais que se dedicam a cuidar da mente humana.

Psicólogo ou Psiquiatra?

Muitas pessoas possuem quase a mesma crença que “psicólogo te ouve e psiquiatra dá remédio”. Um senso comum que devemos entender melhor. 

De fato, o psiquiatra é o único capacitado para prescrever uma medicação. Contudo isso não exclui o fato que ele pode ouvir o paciente. De forma geral, devemos entender que o psiquiatra trata pessoas que passam por algum transtorno. Mas não necessariamente ele passa alguma medicação.

Por sua vez, o psicólogo é o profissional que tem como formação analisar o comportamento humano. Seja pessoas que estão com algum transtorno mental ou não. Assim como é o caso de profissionais que atuam no ramo de recursos humanos e áreas diversas como a educacional.

O psicólogo dessa forma tem o objetivo principal de  conversar com o paciente e entender a causa da doença. O tratamento é realizado através de conversas transparentes por meio de encontros periódicos que podem seguir uma sequência semanal ou quinzenal.

Já o psiquiatra tem como objetivo identificar, diagnosticar e indicar tratamentos com o uso de medicamentos para transtornos mentais, tais como depressão, esquizofrenia e autismo, por exemplo. 

Mas é importante lembrar sempre que de modo geral, a psicologia e a psiquiatria são áreas que se apoiam e trabalham juntas no desenvolvimento do ser humano para promover a saúde mental.

Como saber qual profissional devo procurar?


Não se preocupe sobre quem procurar, o importante é apenas buscar ajuda quando você considerar que possui algum problema ou dificuldade emocional e mental. Em todo caso, independente de qual profissional escolher, não hesite em pedir ajuda.

Veja algumas orientações que podem ajudar. Procure considerar alguns pontos importantes. Se você tem mudança de comportamentos e pensamentos, ou apenas deseja entender melhor o que está causando problemas na sua vida, o psicólogo pode ser o mais indicado.

Mas se você acha que seu problema  é mais urgente, possui sintomas físicos, sente-se mais ansioso do que o normal, com medo ou com tristeza. Ou ainda, com sentimentos de  desânimo, sem prazer nas atividades que possuía anteriormente , provavelmente está num quadro psiquiátrico. 

Neste caso , é indicado buscar a orientação de um psiquiatra que poderá avaliar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento seja ele medicamentoso ou não para  acompanhar o desenvolvimento da recuperação de cada caso. 

Nós podemos ajudar você

A Villa Vitta pode ajudar você, converse com a nossa equipe que terá prazer em ajudar você. Para maiores informações, entre em contato conosco. Conheça mais sobre os nossos serviços, tratamentos e atendimento individualizado.

Leia também: Quando devo consultar e ter ajuda de um psiquiatra?